Projeto de Monitoramento de Baleias por Satélite

O Projeto Monitoramento de Baleias por Satélite (PMBS) foi criado em 2001 com os seguintes objetivos:

  • Desenvolver equipamentos e técnicas de monitoramento de baleias com transmissores satelitais no Brasil;
  • Estudar o movimento de baleias que se reproduzem em nosso litoral e descobrir suas rotas e destinos migratórios;
  • Capacitar profissionalmente pesquisadores e estudantes para utilizar métodos de monitoramento remoto de animais marinhos;
  • Investigar as possíveis consequências das atividades humanas para o comportamento dos animais.

A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) foi a espécie escolhida para dar início ao projeto. As mais de 120 baleias marcadas até hoje trouxeram resultados sem precedentes sobre o comportamento desses magníficos animais. Além disso, os dados produzidos pelo projeto estão sendo utilizados para melhorar a conservação das baleias tanto numa escala regional, quanto global.

O PMBS é um dos projetos de monitoramento de animais marinhos mais longos e mais bem sucedidos do mundo. Ele tem sido patrocinado pela Shell Brasil desde o seu início e vem sendo realizado por uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais do Brasil, Dinamarca, Estados Unidos e Austrália.

O pioneirismo do PMBS permitiu que os estudos realizados no Brasil fossem expandidos para diversos outros países do mundo através de colaborações com pesquisadores estudando baleias nos oceanos Pacífico, Atlântico, Indico e Antártico.

 

Na Rota das Jubartes