Etapas do Projeto

O bom andamento do PMBS requer que o projeto seja realizado em etapas que ajudem na organização e coleta de dados.

Preparação para o trabalho de campo: O primeiro passo consiste em organizar a logística do projeto, incluindo a confecção dos transmissores satelitais, preparação de equipamentos de marcação, planos de viagem e estadia, e preparo de embarcações. Em geral, essa etapa se inicia meses antes dos pesquisadores se deslocarem para o campo para a fixar os transmissores nas baleias.

23 16 32

 

Marcação das baleias: A segunda fase do projeto consiste na colocação dos transmissores nas baleias no mar. Essa etapa normalmente acontece num período de 3 a 4 semanas e exige que os pesquisadores se reúnam no campo, baseados numa localidade costeira. Quando as condições de tempo permitem, viagens diárias para o mar são realizadas em lanchas e botes infláveis para fixação dos transmissores nos animais. Os pesquisadores podem também ficar embarcados e conduzir esse trabalho a partir de um navio. A marcação ocorre antes do inicio da migração para águas geladas próximas ao continente antártico onde as baleias se alimentam.

DSC5024

 

Acompanhamento: No momento da marcação, os transmissores satelitais são ativados e passam a enviar sinais para os satélites. Esses sinais são convertidos em posições geográficas e permitem que os pesquisadores monitorem os movimentos das baleias, inclusive suas rotas e destinamos migratórios.